Exposições


"Entre dois Mundos" de Guy Veloso

O Floripa na Foto traz o fotógrafo paraense Guy Veloso com sua exposição “Entre dois Mundos" na Galeria Municipal de Artes Pedro Paulo Vecchietti.

Durante 04 anos Veloso pesquisou celebrações afrodescendentes em Belém-PA e arredores. São imagens captadas "de dentro" dos terreiros, retratadas com tamanha intimidade e aproximação, como que o fotógrafo "participasse" efetivamente dos rituais. 

Segundo o curador Paulo Herkenhoff, “a tarefa dos que querem um mundo mais democrático, é não só trazer essas religiões afrodescendentes à visibilidade, mas compreender que elas não estão no campo do folclore nem da supertição, mas no campo dos valores, os mesmos que ligam as pessoas”.

“Entre dois Mundos” é uma mostra política, pois toca no assunto da intolerância religiosa, levando ao público detalhes pouco expostos do Candomblé, Umbanda e Tambor de Mina, na clara intenção que quebrar o estigma que há entre os que desconhecem os nuances destas religiões. “Afinal, na medida em que se conhece algo, perde o preconceito, acredito”, opina Guy Veloso.

Guy Veloso (1969), vive e trabalha em Belém-PA, expôs na 29ª Bienal de São Paulo (a chamada Bienal da Retomada) e tem como ênfase a religiosidade brasileira.

Serviço:

Exposição: Entre dois mundos, individual de Guy Veloso.

Abertura: 25 de novembro, às 20h.

Local: Galeria Municipal de Artes Pedro Paulo Vecchietti. 

Praça 15 de Novembro, 180 - Centro

                

Palestra com o fotógrafo: dia 27 de novembro de 2015

Local: Museu da Escola Catarinense - MESC

Rua Saldanha Marinho, 196 - Centro

Gratuito.