Alexandro Auler

Alexandro Abbadie Auler

O fotógrafo Alexandro Abbadie Auler iniciou sua carreira como repórter fotográfico em 1996. Durante quase 20 anos atuando como fotojornalista teve suas fotos publicadas em diversos jornais e revistas: O Globo, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, O Dia, Correio do Povo, Zero Hora, Veja, Época, Isto É, Digital Photographer, Paris Match, Sports Illustrated, Focus, Vanity Fair, entre outros. No ano de 2008 foi finalista do prêmio Nuevo Periodismo, registrando a rebelião de presos no presídio Aníbal Bruno, publicado no Jornal do Commercio de Recife. Pela agência internacional Getty Images participou de diversas coberturas, como o resgate dos corpos das vítimas do acidente com o vôo 447, da Air France, e diversas outras coberturas como a tomada do Complexo do Alemão. A partir de 2011 trabalhou como fotógrafo freelancer para os jornais EXTRA e Lance - RJ. No anos de 2014 e 2015 realizou trabalhos na Itália e cobriu conflitos na Ucrânia. Também viajou pela Síria, Iraque e Turquia, fotografando a resistência de homens e mulheres soldados contra o Estado Islâmico. De volta ao Brasil em 2016, trabalha como fotodocumentarista independente e videomaker.  

http://www.alexandroauler.com.br

Ilana.jpg

Ilana Bar

Artista, fotógrafa e pesquisadora. Bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário Senac e mestranda em Artes Visuais pela ECA- USP. Vive e trabalha entre as cidades de Atibaia e São Paulo. Seus projetos e pesquisas envolvem o universo familiar, laços afetivos com pessoas e espaços. Em 2010 foi contemplada com o 1º lugar no 8º Festival Internacional da Imagem Fotográfica, em Atibaia. Em 2017 participou da exposição International Discoveries VI – Fotofest em Houston - TX, com a série transparências de lar. Esta mesma foi contemplada com o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2016/2017 e o Prêmio Nera di Verzasca, 2018 - no Verzasca Foto Festival, Sonogno, Suíça.

22811442_2360048824020874_956228048_n.jpg

Rogério Ferrari

Trabalha como fotógrafo independente desenvolvendo o projeto Existências-Resistências, tema que retrata a luta por terra e autodeterminação de alguns povos e movimentos sociais. O projeto evidencia, através das imagens, publicação de livros, debates e exposições fotográficas, o lado desconhecido de conhecidos conflitos: Palestinos sob ocupação israelense; Curdos, na Turquia; Zapatistas no México; Movimento dos Sem-Terra no Brasil; refugiados palestinos no Líbano e na Jordânia; refugiados Saarauis no deserto do Saara e nos territórios ocupados pelo Marrocos; Mapuches no Chile, os ciganos no Bahia, e os Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul e os Guarani Mbyá, no Paraguai e Argentina. Fotojornalista e mestre em Antropologia, Rogério Ferrari expressa a sua arte há duas décadas, documentando conflitos, culturas e as lutas concretas dos povos e dos movimentos sociais de várias partes do mundo. É autor-editor dos livros: Palestina, A Eloquência do Sangue, 2004; Curdos, Uma Nação Esquecida, 2007; Palestine, 2008; Sahraouis, 2010; Ciganos, 2011; Parentes, 2018; dentre outras publicações.  

Luís Câmara.jpg

Luís Câmara (Portugal)

Luís Câmara, por sua ligação profissional com as áreas de Engenharia e Arquitetura, explora profundamente o tema da Paisagem Urbana, as suas geometrias e grafismos, assim como a relação com os seus habitantes, o que o conduz muitas vezes pelos caminhos da fotografia de rua. Em 2007, aderiu à  fotografia digital. Desde então, publica regularmente em diversas plataformas digitais e tem privilegiado, acima de tudo, os projetos coletivos ligados à fotografia, tendo integrado e coordenado os eventos e exposições levados a cabo pelo coletivo de fotógrafos “Mar de Imagens”, entre 2014 e 2015, e participado no EFI “Encontro Fotográfico Ibérico em Orihuela, Espanha”, em 2015. Em 2016 realizou a exposição “Tudo e Todos” no CAE da Figueira da Foz e em 2017 no iNstantes, em Avintes.

Janine Perini

Janine Perini

Professora de Artes Visuais do curso de Linguagens e Códigos/ Música, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutoranda em Artes Visuais pelo programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), orientada pela prof. Dra. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva. Integrante do grupo de pesquisa Arte, Educação e Inclusão e integrante do Sopro Coletivo.

_Lorena Velasco .jpg

Lorena Velasco (Colômbia)

Lorena Velasco é fotógrafa, presidente do Fotoclube Universitário de Popayán  (da Universidad del Cauca - Colômbia) e co-fundadora do Projeto Fotógrafas Latinoamericanas, fundação que se dedica a dar visibilidade e promover o trabalho de fotógrafas emergentes da América Latina. Sua série “Los Niños del Agua”, realizada no Amazonas, foi eleita como um dos projetos ganhadores da convocatória nacional de 2018 da revista Enfoque Visual  (Colômbia) e sua série “Memoria del Silencio” selecionada pela Revista BEX MAGAZINE (Argentina), em 2019.

Felipe Colvara.png

Felipe Colvara

Designer gráfico e fotógrafo profissional desde 1998. Bacharel em Publicidade e Propaganda e pós-graduado em Fotografia-Processos Criativos e Linguagem Visual. É professor de ensino superior na UNIASSELVI, UNIVALI e SENAC. Possui experiência nas áreas de artes visuais, publicidade e propaganda, design, moda, produção gráfica, promoção de eventos, viagens e aventuras ao ar livre.

 

santiago.jpg

Santiago Escobar-Jaramillo  (Colômbia)

Arquiteto pela Universidade Nacional da Colômbia e Mestre em “Fotografia e Culturas Urbanas” pela Goldsmiths College-University - Londres. Premiado na Categoria “Investigação ou Criação Artística e Cultural”, da Universidade Nacional da Colômbia 2018. Participa de numerosos festivais e encontros em vários países, e foi ganhador da Revisão de Portfólios do “Festival de la luz-Fotográfica” 2015 e “Memorias del Futuro”, de IDARTES. Ganhador do Prêmio de Publicação FUTURA Felifa 2018 (com “Patria o Muerte”) e Menção Honrosa do Prêmio FUTURA Felifa 2016. Selecionado para a Incubadora de Fotolivros de Hydra - México e Feira de Livro de Lisboa, 2017. Entre 2010 e 2015, publicou vários livros com a Villegas Editores, entre eles estão: "Colombia Solidaria", "La Policía de los Colombianos", "Palma de Aceite", "Cerro Matoso", "Pedro Gómez". Também são de sua autoria os livros “Lucía”, "Elefante Blanco", “Ruína” e “CHOS PIANGUA”. Orador para TEDxCESA e nas universidades de Harvard e MIT com o projeto "COLOMBIA, tierra de luz". Atua como conferencista, jurado, professor e editor de livros, sendo membro fundador de “20 Fotógrafos”, “Colectivo+1” e “CROMA Taller Visual”, além de ser X-Photographer para a Fujifilm Colômbia. 

 

WhatsApp Image 2019-01-25 at 20.08.20.jpeg

Marcelo Greco

Marcelo Greco trabalha com fotografia desde 1996. Desenvolve projetos nos principais museus do país, como MAM e MASP. Fez diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Faz parte de algumas coleções como da Coleção Joaquim Paiva, Museu de Imagem e do Som de São Paulo, Fundação Cultural de Curitiba, Pinacoteca do Estado de SP, etc. Foi curador geral do Festival ‘Paraty em Foco’ 2008.  Em 2009 criou a Schoeler Editions, editora especializada em edições limitadas de assinadas e numeradas pelos artistas. Cria livros e portfólios de tiragem limitada e assinados pelo artista. Desde 2012 desenvolve um projeto de intercâmbios culturais e residências artísticas. Atualmente participa do projeto Missão Lance Ventoux, que tem por objetivo desenvolver um intercâmbio cultural e artístico entre Brasil e França na região da Provence.

http://www.marcelogreco.com

 

Ana Sabiá 2018.jpg

Ana Sabiá

Ana Sabiá é artista visual, fotógrafa e pesquisadora. Doutoranda em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na linha Processos Artísticos. Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas, pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Membro do grupo de pesquisa CNPq Articulações Poéticas (CEART/UDESC) e do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte - NEFA (Florianópolis). Como fotógrafa vem participando de exposições e festivais de fotografia em São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Atualmente, desenvolve pesquisas abrangendo corpo e auto-representação como estratégia de problematização do feminino através da fotografia contemporânea. Portfólio virtual em: http://www.anasabia.com e Instagram: @anasabia.as

 

Soninha_Vill_foto_Walmor_de_Oliveira_1.jpg

Soninha Vill

Soninha Vill é natural de Florianópolis. Fotógrafa, mestra em Educação e Comunicação (UFSC/2009). Seu trabalho enfatiza a documentação das transformações e aspectos da singularidade dos lugares. Na sua cidade, Florianópolis, aprofunda sua pesquisa imagética na contramão de uma documentação voltada às belezas naturais. Busca na abstração, na potência e no limite da linguagem fotográfica a apuração de sua estética e poética para inaugurar outra possibilidade de documentar a paisagem e os temas ligados à sustentabilidade. Participou de várias mostras e exposições, individuais e coletivas, nos últimos anos. Participa do Núcleo de estudos em Fotografia e Artes, NEFA desde a sua fundação.

 

capa.jpg

Cláudio Brandão

Cláudio Brandão, nascido em Curitiba, pode ser considerado um manezinho da ilha, por ter vindo cedo para Florianópolis, com apenas dois anos. Apesar de formado em Engenharia Mecânica, encontrou sua verdadeira paixão com o olho atrás da câmera, ainda nos tempos de faculdade, em São Leopoldo. Através do tempo, o trabalho de Brandão passeia por diversas áreas, as quais podem ser citadas, em sua atividade profissional, grandes produções para a indústria ceramista e inúmeras campanhas publicitárias. Em 2012 terminou o doutoramento na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, defendendo a tese “Reflexões sobre o ato fotográfico como representação social moderna”. Atualmente desenvolve inúmeros projetos pessoais e comerciais na área de Fotografia e é professor da Universidade do Estado de Santa  Catarina.                                   http://www.brandaofotografias.com.br/

 

Fernanda Patiño .jpg

Fernanda Patiño (Colômbia)

Fotógrafa que se dedica à experimentação de distintas técnicas visuais. Participa em formações e  workshops a nível local e nacional. Seu trabalho “Las Vidas de la Esperanza” e “Somos” foram expostos em diferentes galerias de arte, e sua última publicação foi na Revista Le Folie (Argentina), em 2019, com a série fotográfica “Amor al Arte”. É co-fundadora de Fotógrafas Latinoamericanas, fundação que se dedica a dar visibilidade e promover o trabalho de fotógrafas emergentes da América Latina. Atualmente forma parte da direção de fotografia do documentário “Hijos de Guerra”.

 

letícia.jpg

Letícia Lampert 

Com formação em Artes Visuais, Design e mestrado em Poéticas Visuais, Letícia Lampert vem desenvolvendo sua produção autoral principalmente através da fotografia. Tem como eixo principal de pesquisa a investigação sobre as formas de compreender a paisagem, especialmente urbana, e as relações, mediadas pela arquitetura, que estabelecemos com as cidades. Participa regularmente de exposições no Brasil e exterior e teve seu trabalho destacado em salões e prêmios tais como o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas – Fotografia, em 2009, Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, em 2013, foi finalista do Prêmio Fola, da Fototeca Latinoamericana, entre outros. Já participou de residências artísticas no Brasil e no exterior, como The Swatch Art Peace Hotel, em Xangai – China, Residência FAAP, em São Paulo, e no Pier 2 Art Center, em Kaohsiung – Taiwan. Desde 2016 tem ministrado oficinas sobre arte, fotografia e publicações independentes. É representada pela Galeria Mamute, de Porto Alegre.

www.leticialampert.com.br

 

Laura Lavergne

Laura Lavergne  (Argentina)

Laura Lavergne é fotógrafa e docente na área de fotografia. Desde 1990, começou a trabalhar profissionalmente como freelancer para vários meios de comunicação, como El Porteño, La Nación, Editorial Planeta, Emecé, Tusquets, entre outros. Em 2011 participou do Festival de Fotografia Floripa na Foto e FELIFA como co-organizadora da "Feira de Livros de Fotografia de Autor" e em 2013 publicou seu primeiro livro independente -  "Em terra" - um ensaio fotográfico e documental realizado ao longo de 20 anos sobre pescadores artesanais na praia da Armação - Florianópolis. Realiza exposições no Brasil e Argentina e atua como curadora dos livros de autores argentinos para os "Encontros de Livros de Fotografia de Autores Argentinos e Brasileiros", no Floripa Na Foto (2013/2015/2016/2017) e no Balneário Camboriú Foto Festival (2015/2016/2017/ 2018). Trabalha atualmente como professora, produzindo oficinas de Fotografia e Fotolivros em instituições de ensino. Desenvolve projetos de fotolivros (edição e gestão de softwares) e é atuante/colaboradora na organização de feiras de fotolivros no Brasil, Argentina e Cuba (1a e 2a Mostra de Livros de Fotografia de Autor na Fototeca de Cuba 2016/2017 e Projeto Biblioteca Móvel da Fototeca de Cuba 2018). 

 

carlos lopes.jpg

Carlos Lopes Franco  (Portugal)

Fotógrafo e engenheiro, Carlos Lopes Franco conta com publicações em revistas e outros meios da especialidade fotográfica, de âmbito nacional e internacional. Premiado em vários concursos fotográficos e autor de três livros (Nós, os outros, 2012; 5 dias em Paris, 2014 e Olhar na Alma, 2016), realizou inúmeras exposições individuais em diferentes locais, tais como Lisboa (1998, 2013 e 2014), Miranda do Douro (2001, 2015), Porto (2015), Avintes (2015), Espanha (2015), Figueira da Foz (2015), Universidade Jorge Tadeo Lozano, em Bogotá / Colômbia (2016), Pavilhão do Conhecimento e Edif Central do Município, Lisboa, Museu m|i|mo, Leiria (2017), fruto do reconhecimento que a sua obra tem vindo a conseguir, refletindo um percurso consolidado assente numa forte perspetiva pessoal e na dedicação à arte de eternizar situações da vida real.

 

WhatsApp Image 2019-01-25 at 21.20.07.jpeg

Marcelo Fernandes

Marcelo Fernandes nasceu em São Paulo, mas vive atualmente em Balneário Camboriú - Santa Catarina, pós-graduado em fotografia, há mais de 15 anos dedica-se a fotografia de arquitetura, gastronomia, banco de imagens e fotografia autoral. Em 2009 recebeu o prêmio de 2º lugar no concurso Leica – Fotografe, e em 2015 começou atuar como produtor cultural. É organizador do BC Foto Festival e proprietário do estúdio Brasil Imagens, onde realiza alguns dos seus trabalhos.

 

Diorgenes Pandini.jpg

Diorgenes Pandini

Fotógrafo e jornalista em Florianópolis, SC, para os jornais Diário Catarinense e Hora de Santa Catarina, além de produzir imagens para os outros jornais do grupo NSC em Joinville e Blumenau. Também atua com produção, captação e edição de vídeo. Possui pós-graduação Lato Sensu em Fotografia (2015). Em 2018 foi escalado para cobrir a Copa do Mundo na Rússia, onde produziu reportagens em vídeos, fotos e textos para os jornais impressos do grupo e para a NSC TV. Outro destaque foi a cobertura da queda do avião da Chapecoense em 2016 na cidade de Medellín, na Colômbia.  

http://www.diorgenespandini.com

 

Janaína.jpg

Janaína Schvambach

Professora e artista. Graduada em Licenciatura Plena em Artes - Habilitação em Desenho e Computação Gráfica pela Universidade Federal de Pelotas e Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural/UFPel, com bolsa sanduíche realizada na Universidad de Buenos Aires, Argentina. Foi coordenadora do Setor de Artes Visuais da Prefeitura Municipal de Chapecó entre 2011 a 2013. Atualmente é doutoranda em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina/Udesc e professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-grandense - campus Lajeado. Foi coordenadora da especialização em Ensino da Arte: perspectivas contemporâneas/ Unochapecó e coordenadora da área de Artes Visuais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Atua nos seguintes temas: arte, fotografia, professor/artista, produção cultural, memória e patrimônio.